Os bloqueios de escrita são o pior pesadelo para quem tem de usar esta forma de comunicação diariamente. Seja porque estás a escrever um livro, ou algo menos ambicioso como uma legenda de um post ou um email para um cliente, ficar paralisado a olhar para o ecrã sem saber o que, nem como escrever, pode fazer-te perder a motivação, para além de tempo e dinheiro.
👉 👉Quero dizer-te em primeiro lugar, que… É NORMALÍSSIMO! Toda a gente tem bloqueios, até o melhor escritor do mundo! Há momentos em que realmente as ideias e a melhor forma de as escrever não saem com tanta facilidade. Por isso, esta é a primeira lição ➡ Aceita o bloqueio como algo natural e não te martirizes quando o sentes ➡ ➡ Procura soluções apenas!

Deixo-te aqui algumas dicas do que me ajudam no dia a dia:
👉 Planeia bem o que queres dizer, qual é o objectivo e como o vais dizer. É mais fácil escrever quando sabes para onde queres ir.
Por exemplo:
NUM POST: Falar sobre a nova coleção, as cores, os padrões e os tecidos.
NUM EMAIL: Informar o cliente que a sua encomenda demorou mais tempo porque houve um atraso no fornecimento da matéria prima. Não quero outras matérias de menor qualidade e por isso preferi esperar. Mas a encomenda já está a caminho, grata pela sua paciência e confiança em nós
NUM LIVRO: Cena 34 – A Liliana vai ao trabalho do Rui mas em vez dele, encontra o João. Ficam os dois a olhar um para o outro, sem conseguir abrir a boca. Liliana sente os pontapés da filha na barriga.
👉 Diz em voz alta o que queres escrever. Às vezes tendemos a complicar algo que pode ser muito simples de escrever. O melhor é sempre escreveres como falas. Por isso, quando não souberes como escrever, fala, diz o que queres dizer. Podes fazê-lo sozinho, imaginando que estás a falar com alguém, ou mesmo pedir ajuda a um amigo ou familiar e fazer-lhe um resumo do assunto.
👉 Escreve livremente. Não penses na melhor forma de escrever, no que fica bonito ou feio, se está agradável ou uma seca. Esses medos limitam-te. Escreve livremente, como se ninguém estivesse a ver (ou a ler 😁).
👉 Às vezes estamos tão enrodilhados no texto – ou na falta dele – que não saímos do turbilhão de ideias, frustração e (quase) irritação. Nesses momentos, fecha o computador e vai dar uma volta. O mais provável é que a meio do passeio se desenlace o nó que tens na cabeça e as boas ideias comecem a fluir.

Não vejas o papel/ o ecrã branco do computador como um monstro que te vai engolir. Escrever é como falar. Consegues falar sem ter de pensar muito? O mesmo pode acontecer com a escrita. Não tenhas medo de escrever.