Se me segues há algum tempo, já deves ter percebido que, na minha marca, eu ofereço tanto serviços a nível da foto como da escrita. Aliás a entrada do meu site é mesmo para ser um portal em que de um lado entras para a Photo, e do outro para a Graphy 😎
Hoje quero falar-te um bocadinho das newsletters que porventura mandas semanalmente mas sentes que ninguém lê… ou que poucos abrem… ou que não têm o efeito desejado (de vender algo, por exemplo).
Se esse o caso, continua a ler 🙂

Quero que percebas em primeiro lugar quantas newsletters recebes por semana. E quantas abres? E quais é que abres? E, por fim, porque é que abres essas?
A minha primeira lição é: Escreve uma newsletter que terias vontade de ler.
Por isso percebe as tuas escolhas e os seus porquês.
A segunda lição é: Arranja um título bombástico a que ninguém resista!
E a isto chama-se… Um Título à beira do precipício.
Um título à beira de onde?
Esta ideia do “à beira do precipício” é muito usada em livros, no final dos capítulos, por exemplo. Um bom final de capítulo termina à beira do precipício. E o leitor que, coitado, já leu demais e vai dormir de menos, que jurou que aquele era o último capítulo da noite, sente-se obrigado a virar irresistivelmente a maldita página.
Então como é que podes ter um título à beira do precipício? Da mesma forma. O teu título tem de obrigar o leitor a apressar a sua página, ou abrir o mail quase involuntariamente, como se a vontade de saber fosse maior.
Precisas de exemplos?
Aqui vão:
👉Não és mulher de Tupperware (quem é que gosta de ser excluído?)
👉Desbloqueia o teu potencial (todos temos a ideia de que existe um potencial subaproveitado em nós)
👉Transforma-te na pessoa que queres ser (nunca somos a pessoa que queremos ser, mas temos a certeza que, quando formos a pessoa que queremos ser, vamos ser muito mais felizes!)
👉Como eu emagreci dez quilos sem esforço (esta é clássica… 10 quilos e sem esforço na mesma frase resulta sempre!)
👉Como eu comecei a ir ao ginásio regularmente (mais uma vez, ginásio e regularmente na mesma frase)

Tens sete segundos para o agarrar
Pronto, e a partir daqui já o fizeste parar. Tens cerca de 7 segundos para ele decidir se quer ficar ou sair.
Vou dar-te sete dicas, para cada segundo:
- Fala em ti, na primeira pessoa. Faz da tua newsletter uma carta pessoal que o leitor se sente lisonjeado por receber, fá-lo sentir-se parte do teu círculo mais íntimo.
- Dá resposta às dores do teu leitor (“Sei que queres ir ao ginásio mas nunca arranjas tempo para isso no meio da tua lista de tarefas….”; “Tenho a certeza que o teu potencial está aí, pronto para sair. Eu posso ajudar-te a desbloqueá-lo e a viver mais feliz”)
- Não uses textos muito longos sem parágrafos ou subtítulos
- Usa frases curtas. Não compliques. A tua newsletter deve ser uma pausa agradável.
- Escreve como falas
- Quando acabares de escrever a tua newsletter, edita o teu texto. Imprime-o e lê-o em papel ou lê-o em voz alta.
- Intercala newsletters de conteúdo diverso com newsletters comerciais. Não passes a vida a impingir produtos ao teu leitor (remember… gostas que te façam isso a ti?)
Se estas dicas não te chegarem, ou simplesmente tiveres mais que fazer do que escrever newsletters, conhece aqui os nossos serviços de Copywiriting para Empreendedores!