Escreve uma newsletter que agarre o leitor!

Se me segues há algum tempo, já deves ter percebido que, na minha marca, eu ofereço tanto serviços a nível da foto como da escrita. Aliás a entrada do meu site é mesmo para ser um portal em que de um lado entras para a Photo, e do outro para a Graphy 😎

Hoje quero falar-te um bocadinho das newsletters que porventura mandas semanalmente mas sentes que ninguém lê… ou que poucos abrem… ou que não têm o efeito desejado (de vender algo, por exemplo). 

Se esse o caso, continua a ler 🙂 

Quero que percebas em primeiro lugar quantas newsletters recebes por semana. E quantas abres? E quais é que abres? E, por fim, porque é que abres essas? 

A minha primeira lição é: Escreve uma newsletter que terias vontade de ler. 

Por isso percebe as tuas escolhas e os seus porquês. 

A segunda lição é: Arranja um título bombástico a que ninguém resista! 

E a isto chama-se… Um Título à beira do precipício. 

Um título à beira de onde?

Esta ideia do “à beira do precipício” é muito usada em livros, no final dos capítulos, por exemplo. Um bom final de capítulo termina à beira do precipício. E o leitor que, coitado, já leu demais e vai dormir de menos, que jurou que aquele era o último capítulo da noite, sente-se obrigado a virar irresistivelmente a maldita página. 

Então como é que podes ter um título à beira do precipício? Da mesma forma. O teu título tem de obrigar o leitor a apressar a sua página, ou abrir o mail quase involuntariamente, como se a vontade de saber fosse maior. 

Precisas de exemplos? 

Aqui vão:  

👉Não és mulher de Tupperware (quem é que gosta de ser excluído?)

👉Desbloqueia o teu potencial (todos temos a ideia de que existe um potencial subaproveitado em nós)

👉Transforma-te na pessoa que queres ser (nunca somos a pessoa que queremos ser, mas temos a certeza que, quando formos a pessoa que queremos ser, vamos ser muito mais felizes!)

👉Como eu emagreci dez quilos sem esforço (esta é clássica… 10 quilos e sem esforço na mesma frase resulta sempre!)

👉Como eu comecei a ir ao ginásio regularmente (mais uma vez, ginásio e regularmente na mesma frase)

Tens sete segundos para o agarrar

Pronto, e a partir daqui já o fizeste parar. Tens cerca de 7 segundos para ele decidir se quer ficar ou sair. 

Vou dar-te sete dicas, para cada segundo: 

  1. Fala em ti, na primeira pessoa. Faz da tua newsletter uma carta pessoal que o leitor se sente lisonjeado por receber, fá-lo sentir-se parte do teu círculo mais íntimo.  
  2. Dá resposta às dores do teu leitor (“Sei que queres ir ao ginásio mas nunca arranjas tempo para isso no meio da tua lista de tarefas….”; “Tenho a certeza que o teu potencial está aí, pronto para sair. Eu posso ajudar-te a desbloqueá-lo e a viver mais feliz”) 
  3. Não uses textos muito longos sem parágrafos ou subtítulos
  4. Usa frases curtas. Não compliques. A tua newsletter deve ser uma pausa agradável. 
  5. Escreve como falas 
  6. Quando acabares de escrever a tua newsletter, edita o teu texto. Imprime-o e lê-o em papel ou lê-o em voz alta. 
  7. Intercala newsletters de conteúdo diverso com newsletters comerciais. Não passes a vida a impingir produtos ao teu leitor (remember… gostas que te façam isso a ti?)

Se estas dicas não te chegarem, ou simplesmente tiveres mais que fazer do que escrever newsletters, conhece aqui os nossos serviços de Copywiriting para Empreendedores!

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